Na sessão convocada para receber o relatório sobre os documentos do funcionário participaram 55 deputados, dos quais 52 votaram a favor da candidatura de Bellerive e dois se abstiveram. O presidente da Câmara dos Deputados não vota, segundo as regras do plenário.
Bellerive foi ratificado pela Câmara dos Deputados um dia após os senadores fazerem o mesmo.
O funcionário deverá agora formar seu Governo e apresentar a proposta política às Câmaras antes de substituir à primeira-ministra, Michèle Pierre-Louis, destituída em 30 de outubro pelo Senado em desacordo com sua gestão de 13 meses à frente do Governo.
O primeiro-ministro designado levou na quarta-feira os documentos ao Senado e mais tarde à Câmara dos Deputados para buscar a ratificação dos legisladores.
A posse do premier deverá ocorrer em breve, segundo manifestaram representantes de setores civis e diplomatas, assim como organismos internacionais, que consideram urgente que o Governo volte a ter toda sua capacidade de exercer as funções.
Ministro do Planejamento e Cooperação externa desde 2006, Bellerive foi escolhido por sua experiência na área da cooperação internacional, que constitui um dos pilares dos planos de recuperação do Haiti.
Jean Max Bellerive se mostrou favorável à criação de "um sistema nacional de gestão dos projetos financiados por provedores de fundos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário