terça-feira, 6 de outubro de 2020


Cuidado com a temperatura ambiente 

Ar-condicionado pode ser uma boa pedida 


Conforme anoitece, é comum que a temperatura vá diminuindo. O mesmo acontece com o processo de termorregulação do corpo, que opera em um ciclo circadiano de 24 horas. 


A mente depende da temperatura do corpo para determinar se é hora de dormir ou acordar. 


À noite, ela esfria um pouco, sinalizando ao cérebro que é hora de liberar melatonina (o hormônio do sono) e se preparar para dormir. 


A temperatura corporal atinge o nível mais baixo no início da manhã, quando começa a subir novamente, preparando o organismo para acordar e encarar o dia. 

Quando a temperatura está excessivamente quente à noite —acima dos 24º, conforme especialistas— nosso organismo também sofre para "esfriar", nos tornando mais despertos. 


Apostar no ar-condicionado numa temperatura amena, ligar o ventilador (nunca diretamente em você, vale ressaltar) e abrir as janelas do quarto ajudam a refrescar. 


Mas um detalhe: ar-condicionado pode ser comprado por R$ 1.000, mas aumenta muito a conta de luz; veja se vale a pena para você. 


Procure relaxar antes de ir para a cama 


A chamada "higiene do sono" é fundamental para o descanso, principalmente nos dias de muito calor. 


Investir numa leitura leve, ouvir uma música suave e pensar em coisas positivas ao deitar são formas de preparar o cérebro para d