sexta-feira, 17 de julho de 2009

Presidente do BID visita obras da BRAENGCOY

Porto Príncipe/ Haiti – O Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), LUIS ALBERTO MORENO, visitou no dia 16 de julho, as obras de construção da estrada de acesso ao aterro sanitário de Truitier.

A obra desenvolvida pela Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti (BRAENGCOY) e financiada pelo BID faz parte do projeto de melhoria da área do aterro sanitário que atende a cidade de Porto Príncipe.

Acompanhado de sua comitiva e da imprensa internacional, o presidente do BID foi recebido pelo Principal Deputy do Representante Especial do Secretário Geral da ONU na MINUSTAH, Sr LUIS CARLOS DA COSTA, e assistiu uma breve explanação sobre o andamento da obra.


Foto: Cb Augusto / Sgt Eduardo









quinta-feira, 16 de julho de 2009

BRAENGCOY - Passagem de Comando











Porto Príncipe/ Haiti - A cerimônia de passagem de comando da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti (BRAENGCOY) foi realizada no dia 09 de julho na Base General Bacelar em Porto Príncipe.

Em solenidade conjunta com o Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT), o Tenente Coronel FERNANDO FERREIRA ELESBÃO passou o Comando da Companhia ao Tenente Coronel DÉLCIO MONTEIRO SAPPER.

Presidida pelo Principal Deputy do Representante Especial do Secretário Geral da ONU na Missão das Nações Unidas para Estabilização no HAITI, Sr LUIS CARLOS DA COSTA, a solenidade contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, destacando-se a comitiva brasileira chefiada pelo Major-Brigadeiro-do-Ar SÉRGIO PEINADO MINGORANCE, Vice-Chefe do Estado-Maior de Defesa.

Foto: Cb Augusto

sexta-feira, 10 de julho de 2009

BRAENGCOY recebe 2º Escalão do 9º Contingente









Porto Príncipe – Haiti. No dia 26 de junho, com a chegada do 2º Escalão Aéreo da Força Aérea Brasileira, a Companhia de Engenharia de Força de Paz – Haiti (BRAENGCOY) recepcionou 40 (quarenta) militares integrantes do 9º Contingente da Companhia.

Os novos integrantes foram recepcionados no Aeroporto Internacional Tousssaint Louverture pelo Ten Cel FERNANDO FERREIRA ELESBÃO, Comandante do atual Contingente, acompanhado do Maj ITAMAR FELDMANN, Subcomandante do próximo Contingente, e de oficiais do Estado-Maior.

No dia 27, os militares recém chegados foram apresentados à tropa com uma formatura geral realizada no pátio de formatura da Companhia.


Foto: ST De Souza

quarta-feira, 8 de julho de 2009

BRAENGCOY inicia rodízio de contingentes - Tenente Eduardo

Porto Príncipe – Haiti. No dia 23 de junho, com a chegada do 1º Escalão Aéreo da Força Aérea Brasileira, iniciou-se o rodízio de Contingentes da Companhia de Engenharia de Força de Paz Haiti (BRAENGCOY), com a partida de 126 (cento e vinte e seis) militares do 8º e a chegada de 66 (sessenta e seis) do 9º Contingente.

Os militares que partiram foram homenageados com uma formatura na base da Companhia e os cumprimentos de seu Comandante.

O Maj ITAMAR FELDMANN, subcomandante do próximo contingente, juntamente com os novos integrantes, foi recepcionado no Aeroporto Internacional Tousssaint Louverture pelo Ten Cel FERNANDO FERREIRA ELESBÃO, Comandante do atual Contingente, acompanhado de seu Estado-Maior e apresentados à tropa com uma formatura geral.

Foto: ST De Souza
















quinta-feira, 2 de julho de 2009

Clinton prepara 1ª visita ao Haiti como enviado da ONU

Santo Domingo, 1º jul (EFE).- O enviado especial da ONU para o Haiti, Bill Clinton, realizará na próxima semana sua primeira visita ao país caribenho desde que assumiu o cargo, uma viagem na qual discutirá com as autoridades as medidas que serão adotadas contra a atual temporada de ciclones.

A Missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti (Minustah) informou nesta quarta-feira que durante esta viagem, que acontecerá de 6 a 8 de julho, Clinton abordará também a criação de mais postos de trabalho e o reforço dos serviços sociais básicos no país.

Além disso, assinalou que o ex-presidente americano trabalhará para assegurar que as Nações Unidas, a sociedade civil e os doadores de fundos reúnam seus esforços em apoio ao plano de reconstrução do Governo haitiano.

Os países doadores prometeram em abril uma ajuda no valor de US$ 324 milhões para contribuir com projetos do Governo do Haiti, um país castigado no ano passado por tempestades e furacões que deixaram perdas cifradas em US$ 900 milhões, 15% de seu Produto Interno Bruto (PIB), segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A Minustah lembrou que esta será a segunda visita de Clinton ao Haiti este ano, mas a primeira como enviado especial da ONU.

O ex-presidente americano esteve no país em março, acompanhado do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para mostrar seu apoio ao povo haitiano e aos planos do presidente René Préval.